10 de junho de 2009

Solterira sim! e sem drama!


Chega mais um Dia dos Namorados e, junto com ele, mais um dia de desilusão, inconformismo e tédio para muitos solteiros. Mas não para todos. Pode ser difícil imaginar, ainda mais para românticos casais que não conseguem passar nem um dia separados, mas muitos solteiros não estão nem um pouco preocupados em encontrar sua alma gêmea. Os solteiros convictos são felizes com sua situação. Alguns até desprezam o Dia dos Namorados e acreditam que a data não passa de um jogo comercial.
São muitos os filmes que tratam sobre namoros, casos e casamentos. A cada época surge uma nova obra do gênero para fazer uma espécie de radiografia sobre os relacionamentos de tal período. Um dos mais atuais é o aclamado Perto Demais (Closer).

No entanto, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças ( Eternal Sunshine of the Spotless Mind) coloca o dedo na ferida do Dia dos Namorados de forma ácida e direta. Logo no início do filme, Joel Barish (Jim Carrey) decreta a farsa da data. "Pensamentos avulsos para o Dia dos Namorados: hoje é um dia inventado pelos fabricantes de cartões para fazer as pessoas se sentirem um lixo".

A frase poderia ser dita por muitos solteiros ao redor do planeta, inclusive os brasileiros. Dos sete entrevistados para esta reportagem, cinco afirmaram que o namoro é uma imposição da sociedade. "Quando não temos namorado fica aquela sacanagem na família. Perguntam se vou ficar para titia e por que não achei alguém. Quando me encontram a primeira pergunta dos meus amigos é: E ai? Tá namorando? Tem gente que precisa ter namorado, senão surta!, disse Adriana Seadi, de 29 anos, solteira há três anos.

"Com certeza o namoro é imposição da sociedade. Basta perceber na mídia o retrato de um lar perfeito, como em comercial de margarina. O cara feliz é aquele que tem uma família estruturada e um emprego conceituado? E por que não o solteiro, festeiro, rodeado de amigos e com o mesmo sucesso profissional?, questiona o analista de sistemas Rogério Tavares, 27 anos, de Porto Alegre, também solteiro há três anos.

O produtor de festas C@c@ é o recordista em solteirice convicta. São 14 anos sem namorar. "Sou muito chato, exigente e também gosto de ter minha liberdade intacta. Acho que esse lance de namorar é uma necessidade vazia de auto-afirmação, e é meio imposição da sociedade também. Na verdade, o que vale é você se sentir em paz, ou seja, sozinho. Nem noto que existe Dia dos Namorados. Sempre tenho coisas mentais para fazer, tipo, pesquisar música ou desenvolver trabalhos para a faculdade..., comentou.

Para o estudante Leonardo, de 22 anos, o namoro é uma imposição social e, muitas vezes, trágica. "O triste é que a maioria dos namoros que eu vejo são lamentáveis. Pessoas traem demais, pessoas mais brigam do que namoram, pessoas namoram à distância, causando só sofrimento, pessoas deixam de fazer as coisas que realmente gostariam de fazer pra fazer algo que o parceiro exige. Raramente eu vejo um namoro e invejo tal relacionamento. Eu nunca conseguiria trair, nunca conseguiria brigar com a pessoa que eu escolhi pra ser minha namorada. Se é pra namorar, aquela é a última pessoa com quem eu vou brigar".

No entanto, nem todos concordam com essa "teoria da conspiração" sobre namoro e o Dia dos Namorados. "As pessoas precisam amar alguém, viver um clima de romance. E só quem já viveu um namoro legal sabe o quanto isso é bom!", disse o advogado Marcelo Alves Lima, 30 anos.

Marcelo, que há três anos não namora, já passou por momentos de solidão em pleno Dia dos Namorados e mesmo assim rendeu-se ao ritual dos presentes, mas isso é passado. "Já teve fase em que comprava um presente para mim. Hoje não dou a menor bola. É mais um dia", contou. "Não vejo nenhum problema em ser solteiro. Sou feliz, considero a minha vida bem legal, não deixo de fazer nenhum programa por falta de companhia, mas sei de uma coisa: quando se tem alguém por perto e se gosta dessa pessoa tudo na vida passa a ter um gosto diferente. E, na maioria das vezes, esse gosto compensa. Quero conhecer alguém para ter uma história legal, mas não se torna um problema o fato de isso não estar acontecendo", explicou Marcelo.

Ser solteiro não é uma opção para a maioria das pessoas, mas algumas sentem-se bem com a situação e levam a vida normalmente, sem dramas e de cabeça em pé. Veja nos links ao lado como se divertem os solteiros convictos e o que os mesmos pretendem fazer no Dia dos Namorados. 

fonte: terra relacionamentos

2 comentários:

  1. eu sou solteiro e por mais que eu tente mudar isso, é assim mesmo, solteiro que eu me sinto feliz.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não concordo com os argumentos dos solteiros convictos.Ainda que seja uma necessidade de auto-afirmação, todos nós vivemos para nos auto-afirmar, isso desde crianças!No caso do namoro, acredito que ter alguém para compartilhar os momentos tristes e felizes, para estar junto, para confiar...seja o principal, não apenas aquela afirmação de mostrar para todo mundo "olha, eu sou capaz, hein, estou namorando, atraí a fêmea (ou macho)".É a minha opinião. :)

    ResponderExcluir